Caminhoneiro fica mais de 10 dias para descarregar e recebe indenização de 18 mil reais pela lei de carga e descarga. Veja como evitar essa situação

Caso foi julgado pela 1ª Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba.

A Lei nº 11.442/07 que regulamento o transporte rodoviário de Cargos (TRC), alterado pela Lei 13.103/2015, estipula o prazo máximo para carga e descarga do veículo ou caminhão de 5 horas. Passando desse período, o caminhoneiro deve ser indenizado por um valor que leva em conta a tonelada/hora, fração multiplicada pela capacidade de carga do caminhão. 

 Em 2017, um caminhoneiro carregou no dia 31 de março chegando ao destino no dia 4 de abril e dando entrada para o descarregamento no dia 6 do mesmo mês. Porém, o mesmo só conseguiu descarregar no dia 17 de abril. Com isso, o caminhoneiro entrou na justiça contra a empresa Superago Co. Atacadista de Algodão Ltda. que foi condenada a pagar-lhe R$18.564,34 pelo descumprimento da lei do motorista.

Fonte: midiatruckbrasil.com 

COM A AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA FALICITARIA O PROCESSO DE CARGA E DESCARGA E EVITARIA PREJUÍZOS FINANCEIROS

Não é incomum, mesmo nos dias atuais, encontrar empresas que sequer tem um planejamento mínimo do dia e hora para a recepção de matéria-prima ou o carregamento do produto acabado. É claro que essa não é a realidade da grande maioria nos grandes centros, porém, variações menos contundentes podem ser encontradas mais facilmente. Sugerimos isso considerando que grande parte ainda utiliza planilhas off-line, sistemas não integrados e outros mecanismos que, mesmo oferecendo certo nível de gestão, ainda estão bem distantes da visão da indústria 4.0, que no Brasil tem seu jargão incorporado em diversos seguimentos, mas que na prática ainda demanda muito esforço para a sua concretização.

Em contrapartida, empresas com visão de futuro e antenadas às tendências de mercado para facilitar os processos e minimizar perdas, optam pelo uso de SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA. Nestes ambientes, tudo está conectado e a gestão pode atuar durante a ocorrência dos eventos e até antecipar ações. Isso acontece com o SISTEMA DE AGENDAMENTO ofertado pela Zella Sistemas Inteligentes que, além da redução de custos com mão de obra e tempo do processo indoor, ainda auxilia na prevenção de multas de estadia. 

Existem também outros serviços online que podem ser utilizados como alternativa e metodologias que oferecem grandes ganhos de performance também podem ser aplicadas. Fica a dica. Vale a pena conhecer o que o mercado está fazendo e já iniciar o planejamento. Para evoluir com este e outros processos. Conte conosco.

voltar